Ao movimentar 19,5 milhões de toneladas de carga em 2017, o porto de Leixões registou um novo máximo. Foram igualmente superados máximos no movimento de carga rodada e granéis líquidos
APDL

Em 2017, o porto de Leixões movimentou 19,5 milhões de toneladas de mercadoria, mais 1,2 milhões do que em 2016 (+8%), o que representa um “novo máximo histórico que ultrapassa, em 725 mil toneladas, o recorde alcançado em 2015”, refere a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

De acordo com a APDL, os movimentos de granéis líquidos e carga rodada, ambos com um crescimento de 18% face a 2016, também registaram recordes. Na carga rodada, foi ultrapassada a barreira do milhão de toneladas.

As principais mercadorias exportadas em 2017 a partir do porto de Leixões foram a carga contentorizada, os produtos refinados diversos, o ferro/aço e o granito. Quanto às importadas, as mais recebidas no porto de Leixões foram o petróleo em bruto, a estilha de madeira e a sucata de ferro.

A APDL recorda também que a média mensal de mercadoria movimentada em 2017 foi de 1.626.366 toneladas, confirmando uma tendência de crescimento do ano anterior, com os “meses de Maio e de Outubro a contribuírem de forma expressiva para o sucesso do balanço de mercadorias”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill