Com o fim do ano à porta, sagram-se os campeões do mundo no surf – a australiana Tyler Wright e o Havaiano John John Florence, vencedores do Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) 2017, juntamente com os campeões das “grandes ondas” – Big Wave Tour – Kai Lenny, do Havai, e da modalidade Longboard, Taylor Jensen, dos Estados Unidos.
O português melhor classificado da WSL é Alexandre Botelho, em 9º lugar no Big Wave Tour, em ondas geralmente superiores a cinco metros, juntamente com João de Macedo, em 21º lugar, na modalidade em que os melhores são Billy Kemper, segundo nome do ranking, e em terceiro Ian Walsh.
No surf feminino, entre as 23 classificadas do mundo, destaca-se Teresa Bonvalot, a surfista portuguesa que ficou em 20º lugar do ranking chefiado por Tyler Wright e em que o segundo lugar é ocupado por Stephanie Gilmore e o terceiro por Sally Fitzgibbons. No masculino, o conhecido “Kiko”, Frederico Morais, em 14º no ranking, com Gabriel Medina em segundo e Julian Wilson em terceiro, num ranking chefiado por John John Florence.
Aguarda-se agora a lista da elite do CT para 2018, que será composta pelos 34 melhores qualificados do WSL, no caso do surf masculino – os 22 melhores da temporada, os 10 melhores da série de qualificação (QS – sigla em inglês) de 2017 e dois Wildcard. Já no caso do surf feminino, serão eleitas as 17 melhores – as 10 do CT, as seis do QS e uma surfista que tenha recebido um Wildcard.
O Wildcard é um cartão especial que alguns sufistas poderão receber, pela sua interessante participação em provas ao longo do ano, sem terem no entanto chegado a uma posição em que voltarão nos próximos campeonatos. Assim, os WSL Wildcards deste ano vão para um dos melhores surfistas do mundo – Kelly Slater -, para o brasileiro Ian Gouveia, e para a havaiana Malia Manuel.
Prevê-se o início da temporada 2018 da WSL no Quiksilver e Roxy Pro Gold Coast, de 11 a 22 de Março de 2018. A lista completa – Jeap Leaderboard – do ranking dos melhores surfistas pode ser consultada neste site: http://www.worldsurfleague.com/athletes
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019