Os novos serviços da THE Alliance reflectiram-se nos resultados do porto alemão durante o 1º trimestre e até na sua relação com o resto da Europa
Porto de Hamburgo

O movimento de carga marítima no porto de Hamburgo aumentou de 32,7 milhões de toneladas para 34,6 milhões de toneladas (+6%) entre o 1º trimestre de 2018 e o 1ºtrimestre deste ano. Nos primeiros três meses deste ano, cresceu o movimento de carga geral (+5,4%) e de granéis (+7,5%) neste porto face ao período homólogo do ano anterior. E em volume de contentores, o porto movimentou mais 6,4% do que em igual trimestre de 2018.

Este aumento de movimento de carga contentorizada no porto alemão deve-se essencialmente a novas linhas de transporte marítimo entre Hamburgo e a América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México). São quatro novas linhas transatlânticas da THE Alliance, que reúne a Ocean Network Express (ONE), a Yang Ming e a Hapag-Lloyd.

O movimento de carga contentorizada entre Hamburgo e os Estados Unidos, que totalizou 121 mil TEU multiplicou por quatro esse comércio, elevando os Estados Unidos a segundo principal parceiro do porto germânico neste tipo de movimento comercial. Agora, 12 linhas ligam directamente o porto de Hamburgo a 29 portos nos Estados Unidos, Canadá e México.

De acordo com a Autoridade Portuária de Hamburgo, além deste aumento, o porto alemão também regressou a um caminho de crescimento devido a um renovado aumento do movimento de granéis.

No 1º trimestre deste ano, o tráfego de feeders e os serviços entre o porto de mar e o hinterland, que cresceram 8% face ao mesmo período de 2018, também beneficiou das novas linhas de transporte marítimo de contentores. Dos 2,3 milhões de TEU movimentadas, 865 mil TEU (mais 3,8% do que no ano anterior) foram transportadas por feeders para outros portos europeus.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill