O movimento de carga marítima no porto de Hamburgo aumentou de 32,7 milhões de toneladas para 34,6 milhões de toneladas (+6%) entre o 1º trimestre de 2018 e o 1ºtrimestre deste ano. Nos primeiros três meses deste ano, cresceu o movimento de carga geral (+5,4%) e de granéis (+7,5%) neste porto face ao período homólogo do ano anterior. E em volume de contentores, o porto movimentou mais 6,4% do que em igual trimestre de 2018.
Este aumento de movimento de carga contentorizada no porto alemão deve-se essencialmente a novas linhas de transporte marítimo entre Hamburgo e a América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México). São quatro novas linhas transatlânticas da THE Alliance, que reúne a Ocean Network Express (ONE), a Yang Ming e a Hapag-Lloyd.
O movimento de carga contentorizada entre Hamburgo e os Estados Unidos, que totalizou 121 mil TEU multiplicou por quatro esse comércio, elevando os Estados Unidos a segundo principal parceiro do porto germânico neste tipo de movimento comercial. Agora, 12 linhas ligam directamente o porto de Hamburgo a 29 portos nos Estados Unidos, Canadá e México.
De acordo com a Autoridade Portuária de Hamburgo, além deste aumento, o porto alemão também regressou a um caminho de crescimento devido a um renovado aumento do movimento de granéis.
No 1º trimestre deste ano, o tráfego de feeders e os serviços entre o porto de mar e o hinterland, que cresceram 8% face ao mesmo período de 2018, também beneficiou das novas linhas de transporte marítimo de contentores. Dos 2,3 milhões de TEU movimentadas, 865 mil TEU (mais 3,8% do que no ano anterior) foram transportadas por feeders para outros portos europeus.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística