A Qatar Free Zones Authority (QFZA) anunciou o lançamento de um novo porto e de um cluster marítimo designado Marsa, a localizar em no centro da Zona Franca de Umm Alhoul, próximo ao porto de Hamad e a 20 minutos de Doha, a capital do Qatar, refere o safety4Sea.
Segundo a publicação, a área para o cluster marítimo, aberta a vários negócios, terá 1.600 metros de comprimento, 3 quilómetros de cais e capacidade para servir navios com um máximo de 70 metros de comprimento. Neste momento, já estarão abertas candidaturas a terrenos nessa área, designadamente para construção e reparação naval, projecção de embarcações, investigação marítima e corretagem de navios.
Diz ainda a publicação, com base em informação de jornais do Qatar, que a QFZA assinou um Memorando de Entendimento com entidades chinesas, incluindo o Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT, em inglês), para dinamizar o crescimento desta zona franca e a economia do país. No caso da CCPIT, o acordo visa criar mecanismos de troca de informação e a construção de uma plataforma de consulta B2B.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística