A PSA apresentou esta tarde, no Porto de Sines, o projecto de investimento de 40 milhões de euros para a extensão da capacidade do Terminal XXI para 2,5 TEU anuais. O investimento será realizado sem que alterações das cláusulas contratuais no que respeita a qualquer alteração no prazo da concessão, tal como inicialmente falado. As obras de extensão do novo terminal XXI deverão estar concluídas até ao final do ano, prevendo-se também a criação de 100 novos empregos.
Na cerimónia de apresentação do novo projecto, David Young, responsável da PSA para a Europa, enalteceu o trabalho que tem vindo a ser realizado em Sines, destacando sobretudo a inovação na movimentação de contentores, permitindo não só um acréscimo de produtividade mas também de segurança, classificando mesmo Sines como uma espécie de Centro de Investigação e desenvolvimento do PSA nessa domínio.
Nesse enquadramento, John Philips, responsável máximo da PSA Sines, apresentou mesmo um vídeo onde essas inovações estão presentes, quer nos pórticos, possibilitando, por exemplo, a detecção automática de terceiros elementos no caminho, desde pessoas a viaturas ou outros obstáculos, novas formas de encaixe automática dos reboques, entre múltiplas outras, incluindo novas capacidades nas gruas e mesmo nos tractores.
A terminar a cerimónia, o Primeiro Ministro, Pedro passos Coelho referiu a importância do futuro investimento na ferrovia para a ligação ao Centro da Península, ou seja, Madrid, em bitola europeia, representando um investimento total na casa dos 1 800 milhões de euros, já considerado no Plano do Governo e no programa Portugal 2020.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística