A operadora de terminais portuários PSA International, casa-mãe da PSA Sines, e a empresa de transporte marítimo Hyundai Merchant Marine (HMM) chegaram a acordo para aquisição de 100%, em partes iguais, do terminal Hyundai Pusan New-Port Terminal, agora denominado Korea Shipping Partnership Pusan Newport Terminal, na Coreia do Sul, refere o World Maritime News.
O entendimento decorreu da aquisição de 40% e 10%, repectivamente, pela HMM e a PSA International, do fundo de investimento IMM Investment, no dia 15 de Maio, data em que as participações foram oficialmente transferidas para os compradores e o terminal conheceu a alteração da sua denominação.
A HMM realizou o negócio com o propósito de reduzir os seus custos de movimentação de carga e assim aumentar a competitividade. A empresa chegou a deter a totalidade do terminal, alienando grande parte do negócio entre 2014 e 2016 à IMM até manter apenas 10% da infra-estrutura, de que agora recuperou parte do controlo.
A operação enquadrou-se no plano a cinco anos do Governo da Coreia do Sul para recuperar a indústria marítima do país. Recorde-se que a HMM é agora a principal empresa de transporte marítimo sul-coreana, depois da falência da Hanjing Shipping, e que o porto de Busan, onde se situa o terminal agora negociado, é o porto com maior movimento de contentores da Coreia do Sul e o principal porto de transhipment do Nordeste Asiático.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística