A HMM juntou-se à PSA International para recuperar parcialmente o controlo de um terminal do porto de Busan, que já controlou integralmente até 2014, quando começou a alienar grande parte da sua participação
Amazon

A operadora de terminais portuários PSA International, casa-mãe da PSA Sines, e a empresa de transporte marítimo Hyundai Merchant Marine (HMM) chegaram a acordo para aquisição de 100%, em partes iguais, do terminal Hyundai Pusan New-Port Terminal, agora denominado Korea Shipping Partnership Pusan Newport Terminal, na Coreia do Sul, refere o World Maritime News.

O entendimento decorreu da aquisição de 40% e 10%, repectivamente, pela HMM e a PSA International, do fundo de investimento IMM Investment, no dia 15 de Maio, data em que as participações foram oficialmente transferidas para os compradores e o terminal conheceu a alteração da sua denominação.

A HMM realizou o negócio com o propósito de reduzir os seus custos de movimentação de carga e assim aumentar a competitividade. A empresa chegou a deter a totalidade do terminal, alienando grande parte do negócio entre 2014 e 2016 à IMM até manter apenas 10% da infra-estrutura, de que agora recuperou parte do controlo.

A operação enquadrou-se no plano a cinco anos do Governo da Coreia do Sul para recuperar a indústria marítima do país. Recorde-se que a HMM é agora a principal empresa de transporte marítimo sul-coreana, depois da falência da Hanjing Shipping, e que o porto de Busan, onde se situa o terminal agora negociado, é o porto com maior movimento de contentores da Coreia do Sul e o principal porto de transhipment do Nordeste Asiático.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill