A PSA International, juntamente com o Polish Development Fund (PFR) e o IFM Global Infrastructure Fund (GIF) vão adquirir o Deepwater Terminal Container Gdansk (DCT Gdansk), o maior terminal de contentores da Polónia, à Macquarie Infrastructure and Real Assets, (MIRA), à MTAA Super, à AustralianSuper e à Statewide Super. De acordo com a Reuters, a venda será feita por 1,14 mil milhões de euros (1,3 mil milhões de dólares).
Também de acordo com a Reuters, que cita um alto responsável do PFR, o GIF e o PFR adquirirão 30% cada um e a PSA International os restantes 40%. O mesmo responsável adiantou à Reuters que o consórcio comprador trabalhou com oito Bancos para financiar a operação.
Em comunicado, as partes do negócio lembram que o DCT Gdansk está estrategicamente localizado no cruzamento das rotas comerciais do Báltico e é uma importante ligação aos mercados da Polónia e da Europa Oriental e Central. Além disso, segundo referem, é o terminal de contentores com mais rápido crescimento da Europa e situa-se no porto de Gdansk, um dos 15 maiores portos de contentores da Europa.
A sua construção começou em 2005 e nos 13 anos seguintes conheceu uma grande transformação. Na sequência de um investimento significativo, em 2016 duplicou a sua capacidade graças à conclusão de um segundo cais. E em 2018, a sua capacidade anual era para 1,9 milhões de TEU. Hoje, o DCT Gdansk tem um cais com 1.306 metros de extensão e 17 metros de profundidade.
Trata-se do primeiro investimento da PSA International da Europa Oriental e do único terminal do Báltico que pode servir os grandes Ultra Large Container Vessels (ULCVs), com capacidades até 23 mil TEU, constituindo uma alternativa a outros portos do norte da Europa, mantendo ligações à Ásia durante todo o ano.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística