Technical University of Denmark

A Associated British Ports (ABP), o principal operador portuário britânico, pretende investir cerca de 58,2 milhões de euros para aumentar a capacidade dos seus dois terminais Humber para granéis sólidos no porto de Immingham, refere o World Maritime News.

Na base deste investimento está a convicção da ABP de que depois do Brexit, poderão ser criadas Zonas de Livre Comércio, que permitirão a importação de bens para transformação que serão posteriormente exportadas a partir dessas zonas sem obrigação de proceder a pagamentos de taxas de importação.

A ABP pressupõe também um aumento da procura e no próprio movimento registado nos terminais de contentores do mesmo porto, que aumentou 43% desde 2013, e que na opinião de Simon Bird, Director da ABP Humber, vai manter-se. O mesmo responsável, citado pelo jornal, entende igualmente que o movimento de carga contentorizada nos transporte marítimo vai crescer nos próximos anos.

O investimento nos terminais Humber de Immingham vêm também na sequência do recente investimento de 58,2 milhões de euros da ABP num terminal para movimento de veículos (essencialmente britânicos e destinados à exportação) no porto de Southampton.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill