A Associated British Ports (ABP), o principal operador portuário britânico, pretende investir cerca de 58,2 milhões de euros para aumentar a capacidade dos seus dois terminais Humber para granéis sólidos no porto de Immingham, refere o World Maritime News.
Na base deste investimento está a convicção da ABP de que depois do Brexit, poderão ser criadas Zonas de Livre Comércio, que permitirão a importação de bens para transformação que serão posteriormente exportadas a partir dessas zonas sem obrigação de proceder a pagamentos de taxas de importação.
A ABP pressupõe também um aumento da procura e no próprio movimento registado nos terminais de contentores do mesmo porto, que aumentou 43% desde 2013, e que na opinião de Simon Bird, Director da ABP Humber, vai manter-se. O mesmo responsável, citado pelo jornal, entende igualmente que o movimento de carga contentorizada nos transporte marítimo vai crescer nos próximos anos.
O investimento nos terminais Humber de Immingham vêm também na sequência do recente investimento de 58,2 milhões de euros da ABP num terminal para movimento de veículos (essencialmente britânicos e destinados à exportação) no porto de Southampton.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística