No dia 15 de Março, decorreu a primeira operação completa de transhipment de veículos no terminal Ro-Ro do porto de Setúbal, com o carregamento de 194 viaturas Volkswagen, modelo T-Cross, no navio Aquarius Ace.
Segundo a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), as viaturas haviam chegado ao porto de Setúbal no navio ro-ro PAGLIA no dia 10 de Março, provenientes da fábrica VW de Uitenhage – Port Elizabeth, na África do Sul, e ficaram parqueadas no terminal Ro-Ro daquele porto.
Agora, o seu destino serão os portos de Antuérpia (Bélgica) e Civitavechia (Itália) para abastecer os mercados da Finlândia, Holanda, Bélgica e Itália.
Segundo a APSS, esta é “uma operação importante para o porto de Setúbal no tráfego ro-ro de viaturas novas, no qual é o líder histórico nacional, que agora vê incrementada a sua importância também como plataforma intercontinental de abastecimento europeu naquela modalidade de carga, prevendo-se que este tipo de operação possa ter carácter regular, com periodicidade semanal e com um número significativamente maior de veículos (cerca de 1.000)”.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística