Começaram as operações no terminal de Moheshkhali Floating LNG (MLNG), o primeiro terminal do Bangladesh para importação de gás natural liquefeito (GNL). Situado na ilha de Moheshkhali, na Baía de Bengala, o terminal é explorado pela Excelerate Energy Bangladesh Limited e é o primeiro do mundo a proporcionar uma gama completa de serviços integrados ao abrigo de um único contrato e com um único fornecedor, refere o World Maritime News.
Segundo o jornal, o arranque oficial das operações verificou-se no dia 18 de Agosto, quando o terminal começou a disponibilizar gás natural à região de Chittagong, no Bangladesh. Foi ainda a primeira vez que o país recebeu gás natural do estrangeiro, 25 meses depois dos acordos para a execução do projecto e 13 meses depois de terem sido obtidas todas as licenças para a conclusão do negócio com os credores, a International Finance Corporation (IFC), refere o mesmo jornal.
Ainda segundo o mesmo jornal, a Excelerate vai deter e explorar o terminal durante 15 anos, após o que ele será transferido para a Petrobangla, que é desde já a responsável pela aquisição do GNL no mercado externo. Os abastecimentos de GNL para o terminal serão feitos por navios tanque tradicionais de acordo com os protocolos de procedimentos ship-to-ship (STS) da Excelerate para o GNL. O terminal tem potencial para aumentar o fornecimento de GNL ao Bangladesh em 20%, refere o mesmo jornal.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística