A Huisman, empresa de soluções marítimas, entregou os primeiros ganchos para grua feitos por impressão 3D, certificados. Após o teste de carga, com mais do dobro da carga habitualmente segura, os ganchos impressos em 3D foram, inclusivamente, certificados para uso offshore, segundo o Maritime Executive.
O OOS Serooskerke será o primeiro navio a ter instalado a bordo um gancho de grua com impressão em 3D. Sendo que o navio irmão OOS Walcheren também será equipado com um gancho de grua de 36 toneladas, com impressão 3D.
Este gancho vem transformar o mercado na medida em que, sendo fabricado através de impressão 3D, tem um tempo de entrega muito menor do que através do método tradicional de fundição, o que o torna mais competitivo também em termos de preços, com um nível de qualidade consistente.
A empresa afirma ser este o primeiro passo para a confiança nas impressões 3D para outros materiais da indústria marítima e offshore. Note-se que, no ano passado, a empresa testou igualmente um gancho, mas para 80 toneladas, tendo sido também um sucesso.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística