Pela primeira vez foi transportado GNL pela Rota do Árctico para Oriente
Venta Maersk

Os navios quebra-gelos de transporte de gás natural liquefeito (GNL) Eduard Toll e Vladimir Rusanov chegaram ao terminal próximo de Nantong, na China, depois daquela que foi a primeira viagem de um navio deste género pela Rota do Árctico entre a central de liquefacção de gás de Yamal, na Rússia, e o terminal chinês, refere o Maritime Executive.

Em vez de uma viagem de 35 dias pela via tradicional, pelo ocidente, cruzando o Canal de Suez e o Estreito de Malaca, os navios fizeram uma viagem de 19 dias, pela Rota do Árctico, Mar de Kara e Mar da China Meridional até ao seu destino, Jiangsu Rudong, em Nantong.

Desde 2010 que a empresa Novatek usa esta rota para transporte de petróleo, mas agora está em construção uma frota para o transporte de GNL por esta via.Um trajecto que não é possível sem navios de apoio durante o Inverno, mas que se torna possível no Verão para navios quebra-gelos de classe Arc7.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill