Durante o seu discurso na 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o Presidente da República anunciou a participação de Portugal na 1ª Conferência das Nações Unidas sobre a implementação do objectivo de desenvolvimento sustentável sobre oceanos e mares, que se realizará em Nova Iorque no próximo ano.
Na ocasião, Marcelo Rebelo de Sousa recordou o Encontro dos Oceanos realizado este ano em Lisboa e o empenho de Portugal na continuidade de esforços “de mobilização global para a conservação e exploração dos oceanos”. Para o nosso país, “a questão dos oceanos e dos mares é prioritária”, considerou.
Reiterou igualmente “o empenho de Portugal” nos esforços necessários para ajudar os “pequenos Estados ilha em desenvolvimento” a ultrapassarem os desafios que enfrentam, “que são desafios da comunidade internacional como um todo”, no contexto da questão das alterações climáticas.
Ainda no plano das questões marítimas, o Presidente da República manifestou o empenho português no “reforço da segurança marítima no Golfo da Guiné, traduzido na actual presidência do G7 – Grupo de Amigos do Golfo da Guiné”.
- Só a criação de um Escol pode dar Vida Nova a Portugal
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África