A Organização Europeia dos Portos Marítimos (ESPO – European Sea Ports Association) divulgou a short list dos portos candidatos ao Prémio ESPO 2015, este ano dedicado às estratégias de aproximação entre os portos e as escolas e universidades locais situadas nas respectivas zonas de influência. Os finalistas são os portos de Antuérpia, Dublin, Bremen, Guadalupe e Valência. O prémio será entregue no dia 10 de Novembro, no Albert Hall, em Bruxelas.
Recentemente, a ESPO realizou duas reuniões em Portugal (Sines, em 29 de Setembro, e Portimão, em 30 de Setembro), nas quais ficou estabelecido que a organização insistirá na transferência de recursos financeiros do plano Juncker para o mecanismo CEF (Connecting European Facility), que apoia as redes transeuropeias de transportes e infra-estruturas de transportes, telecomunicações e energia.
O principal argumento da ESPO é o de que os investimentos dos portos não possuem viabilidade financeira e como tal não devem ser financiados pelo plano Juncker, esclareceu-nos fonte da Associação de Portos de Portugal, uma das anfitriãs dos encontros de Portugal. Recorde-se que já foi anunciada a canalização de 1.673 milhões de euros para o CEF em 2016 por parte da Comissão Europeia.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística