A Organização Europeia dos Portos Marítimos (ESPO – European Sea Ports Association) divulgou a short list dos portos candidatos ao Prémio ESPO 2015, este ano dedicado às estratégias de aproximação entre os portos e as escolas e universidades locais situadas nas respectivas zonas de influência. Os finalistas são os portos de Antuérpia, Dublin, Bremen, Guadalupe e Valência. O prémio será entregue no dia 10 de Novembro, no Albert Hall, em Bruxelas.

Recentemente, a ESPO realizou duas reuniões em Portugal (Sines, em 29 de Setembro, e Portimão, em 30 de Setembro), nas quais ficou estabelecido que a organização insistirá na transferência de recursos financeiros do plano Juncker para o mecanismo CEF (Connecting European Facility), que apoia as redes transeuropeias de transportes e infra-estruturas de transportes, telecomunicações e energia.

O principal argumento da ESPO é o de que os investimentos dos portos não possuem viabilidade financeira e como tal não devem ser financiados pelo plano Juncker, esclareceu-nos fonte da Associação de Portos de Portugal, uma das anfitriãs dos encontros de Portugal. Recorde-se que já foi anunciada a canalização de 1.673 milhões de euros para o CEF em 2016 por parte da Comissão Europeia.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill