No segundo trimestre de 2017, a Polis Litoral vai promover um concurso para o desassoreamento da Ria de Aveiro, no valor de 25 milhões de euros. De acordo com o Ministério do Ambiente, a intervenção inclui “o desassoreamento propriamente dito, a transposição de sedimentos para optimização do equilíbrio hidrodinâmico e o balizamento dos canais de intervenção”.
“A intervenção será objecto de uma candidatura ao POSEUR” (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), que co-financiará “as componentes elegíveis em 85%”, refere o Ministério do Ambiente. “A contrapartida nacional será assegurada pelo capital social da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa”, refere o Governo.
A intervenção tem a duração prevista de 18 meses e vai beneficiar os municípios de Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Ovar e Vagos, constituindo “a maior empreitada do país na defesa do litoral e das lagoas costeiras no presente quadro comunitário”, considera o Ministério do Ambiente. “Os trabalhos envolvem 1,5 milhões de metros cúbicos de areias e o desassoreamento de mais de 100 km de canais, calas e esteiros”, após o que os inertes “serão usados no reforço da costa litoral”, informa o Governo.
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra