Portugal e Marrocos assinaram uma Memorando de Entendimento tendo em vista a estreitarem a cooperação na área portuária.
Porto de Vega Terrón

Portugal, través da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e Marrocos, através do respectivo Ministro do Equipamento, Transportes e Logística, assinaram um Memorando de Entendimento tendo em vista uma maior cooperação na área dos portos, tendo em consideração a importância estratégia dos mesmos no desenvolvimento económico e valorização geoestratégica das respectivas nações nas cadeias de valor regionais e globais.

Nesse sentido, o a cooperação consubstanciar-se-á através da partilha de experiências em matéria de administração portuária, de exploração dos portos, de segurança e protecção do meio ambiente e de plataformas logísticas, organizando-se visitas periódicas de delegações governamentais e técnicas entre ambas as nações, bem como a promoção conjunta de Seminários, Conferências e Cursos Técnicos, entre outras acções que venham a ser consideradas de interesse por ambas as partes.

Para dar execução ao Memorando de Entendimento, será constituída uma Comissão Bilateral para a formulação de um plano bienal e coordenação da implementação das respectivas actividades.

Embora centrado essencialmente nas actividades respeitantes aos portos e administração portuária, outras áreas de interesse, como a economia azul em geral, incluindo as áreas da ciência e da tecnologia correspondentes, incluindo preocupações de protecção ambiental e marinha, bem como questões relacionadas com o desenvolvimento das plataformas logísticas, encontrando-se igualmente abrangidas no âmbito do Memorando de Entendimento agora assinado.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill