Segundo meios informativos chineses, citados no portal da Associação Portuguesa de Portos, a COSCO já estará em diálogo com delegações portuguesas sobre o futuro terminal de Sines
Porto de Sines

Os grupos chineses de transporte marítima deverão ter sua opinião considerada a propósito do porto de Sines, refere o serviço informativo China-Lusophone Brief (CLBrief), citado pelo Macahub, ele próprio um serviço noticioso gratuito, criado pelo Gabinete de Comunicação Social do Governo da Região Administrativa Especial de Macau para promover o relacionamento económico e comercial entre a China e os países de língua portuguesa.

Em causa está a construção do futuro terminal de contentores «Vasco da Gama» no porto de Sines, relativamente ao qual o CLBrief refere que existem conversações entre Portugal e a China, nomeadamente com o grupo COSCO, apesar de estar previsto o lançamento de um concurso público internacional para o efeito. O CLBrief, citado pelo Macauhub, sublinha que mesmo antes da assinatura do memorando entrePortugal e China sobre a Nova Rota da Seda, também chamado Uma Faixa, Uma Rota, já o Executivo português promovia o porto de Sines no contexto desse projecto.

O Macauhub remete também para o CLBrief, segundo o qual, numa mensagem clara, terá referido que o interesse chinês seria considerado essencial para garantir o desenvolvimento da plataforma de Sines, “dando sentido à utilização do novo Canal do Panamá pela China como a via mais rápida e mais barata de atingir os mercados atlânticos”.

Este é mais um sinal do interesse mútuo de Portugal e da China na integração do porto de Sines no projecto chinês da Nova Rota da Seda e que tem sido publicamente divulgado e mesmo reforçado com deslocações de delegações empresariais e políticas portuguesas à China e vice-versa.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill