Os portos letões de Riga, Ventspils e Liepaja e os portos da região metropolitana de Hamburgo irão, a partir de agora, cooperar mais, partilhando dados, elaborando projectos de cooperação internacional e desenvolvendo serviços de transporte intermodal entre a Europa e a Ásia.
Porto de Hamburgo

Na sequência de uma visita de Kaspars Ozoliņš, Subsecretário de Estado do Ministério dos Transportes da Letónia, aos portos de Hamburgo e Lübeck, na Alemanha, os responsáveis portuários de Hamburgo assinaram recentemente um Memorando de Entendimento (MoU), com a Letónia visando fortalecer e expandir a cooperação entre os portos de Riga, Ventspils e Liepaja, todos letões, e os portos da região metropolitana de Hamburgo.

No decorrer deste processo, Kaspars Ozoliņš e Ingo Egloff, CEO do Departamento de Marketing de Hamburgo (HHM), assinaram o MoU sob o qual concordaram partilhar dados e experiências, elaborar projectos de cooperação internacional e cooperar no desenvolvimento de serviços de transporte intermodal entre a Europa e a Ásia.

“A Letónia e a Alemanha já são parceiros, no entanto, agora existe maior alcance para uma cooperação melhorada e mais forte com as regiões e áreas mais importantes da economia. Estamos muito satisfeitos por ter dado o sinal de partida para uma estreita parceria com o maior porto marítimo da Alemanha”, referiu o Subsecretário Kaspars Ozoliņš.

Note-se que em 2018, a movimentação de contentores marítimos entre o porto de Hamburgo e a Letónia atingiu um total de 100.175 TEU. Os três portos da Letónia, Riga, Ventspils e Liepāja, movimentaram um total de 66 milhões de toneladas em 2018, tornando-os líderes de mercado no Báltico.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill