Na sequência de uma visita de Kaspars Ozoliņš, Subsecretário de Estado do Ministério dos Transportes da Letónia, aos portos de Hamburgo e Lübeck, na Alemanha, os responsáveis portuários de Hamburgo assinaram recentemente um Memorando de Entendimento (MoU), com a Letónia visando fortalecer e expandir a cooperação entre os portos de Riga, Ventspils e Liepaja, todos letões, e os portos da região metropolitana de Hamburgo.
No decorrer deste processo, Kaspars Ozoliņš e Ingo Egloff, CEO do Departamento de Marketing de Hamburgo (HHM), assinaram o MoU sob o qual concordaram partilhar dados e experiências, elaborar projectos de cooperação internacional e cooperar no desenvolvimento de serviços de transporte intermodal entre a Europa e a Ásia.
“A Letónia e a Alemanha já são parceiros, no entanto, agora existe maior alcance para uma cooperação melhorada e mais forte com as regiões e áreas mais importantes da economia. Estamos muito satisfeitos por ter dado o sinal de partida para uma estreita parceria com o maior porto marítimo da Alemanha”, referiu o Subsecretário Kaspars Ozoliņš.
Note-se que em 2018, a movimentação de contentores marítimos entre o porto de Hamburgo e a Letónia atingiu um total de 100.175 TEU. Os três portos da Letónia, Riga, Ventspils e Liepāja, movimentaram um total de 66 milhões de toneladas em 2018, tornando-os líderes de mercado no Báltico.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística