Os portos da Coreia do Sul movimentaram 1,57 mil milhões de toneladas de carga em 2017, mais 4,1% do que em 2016, refere o World Maritime News. Os três grandes portos do país, Busan, Gwangyang e Incheon, registaram todos um aumento de movimentação de carga: 10,5%, 3,1% e 2,4% (, respectivamente. Recorde-se que na Lloyd’s List dos 100 maiores portos mundiais, os três portos (os únicos do país naquele ranking) ocupavam o 6º lugar (Busan), 58º lugar (Incheon) e 73º lugar (Gwangyang).
Segundo o jornal, a subida nos números deveu-se essencialmente ao aumento da exportação de veículos (+14,4%) e da importação de carvão (+11,6%). E também não lhe terá sido alheio o aumento de movimentação de maquinaria (+8,3%), segundo fonte do Governo sul-coreano citada pelo jornal. Por outro lado, terá diminuído o tráfego de areia (-35,9%) e aço (-12,8%).
O movimento de carga contentorizada também registou um aumento (+5,4%, para 274,2 milhões de TEU), à semelhança da carga não contentorizada (+1,7%, para 1,09 mil milhões de toneladas).
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo