As autoridades portuárias de Antuérpia (Bélgica) e Dakar (Senegal) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla inglesa) que prevê o apoio das primeiras ao desenvolvimento de um novo porto no Senegal, 50 quilómetros distante das actuais instalações do porto de Dakar.
Segundo Kristof Waterschoot, CEO de duas subsidiárias da Autoridade Portuária de Antuérpia (APA) – a PAI e a APEC -, uma das empresas vai apoiar o Senegal na formação de marítimos (a APEC, que é um centro de formação) e outra vai partilhar a sua experiência no desenvolvimento de um terminal multiusos, aprofundamento dos canais de aproximação ao porto e maximização da capacidade do porto de Dakar (a PAI).
O acordo prevê ainda diversos compromissos relacionados com o marketing, desenvolvimento de relações comerciais, organização de eventos conjuntos e troca de informações em matérias como alfândegas, segurança, sustentabilidade e impostos, refere um comunicado da APA.
No mesmo documento refere-se que o novo porto do Senegal terá uma profundidade de cais de 18 metros e será capaz de receber os mais modernos super porta-contentores. Actualmente o porto de Dakar movimenta anualmente cerca de 17 milhões de toneladas de carga e é um dos maiores na costa da África Ocidental.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística