O presidente da APS admite que numa década o porto de Sines pode estar a movimentar cerca de seis milhões de contentores
FLAD

José Luís Cacho, presidente da Administração do Porto de Sines (APS), acredita que no prazo de 10 anos o porto de Sines pode estar a movimentar seis milhões de contentores, segundo afirmou ontem, num debate sobre O Mar Português no Mundo, realizado no âmbito do seminário «Mar em Português», promovido pela Cargo, Notícias do Mar e media 4U.

Para este resultado contribuirá o desenvolvimento de vários projectos da APS, incluindo o lançamento do novo terminal Vasco da Gama para contentores ou a expansão do actual terminal XXI, concessionado à empresa PSA, que deverá arrancar em 2018. Ambos os projectos constam da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária – Horizonte 2016-2026, apresentada pelo Governo em 2016.

No quadro dessa estratégia, entre 2016 e 2026, quase a mesma década de que falava o presidente da APS, o Governo ambiciona que o porto de Sines aumente o seu movimento de carga em 130% (56,9 milhões de toneladas), na sequência de um investimento previsto de 670 milhões de euros, a que acrescerão cerca de 470 milhões de euros no novo terminal Vasco da Gama.

Recorde-se que, segundo dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) relativos aos primeiros oito meses deste ano, o porto de Sines movimentou quase 1,2 milhões de contentores (+26,7% do que em igual período de 2016).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill