Responsáveis pela exploração do porto grego do Pireu admitem o crescimento veloz do movimento de carga naquela infra-estrutura, para o que terá contribuído o investimento da COSCO, que assumiu o negócio na sequência do resgate financeiro à Grécia
Porto seco no Egipto

O porto grego do Pireu é o de crescimento mais rápido em todo o mundo, admitiu Zhang Anming, Director-geral Adjunto da PCT, uma subsidiária da COSCO Shipping, a empresa chinesa que passou a controlar aquela infra-estrutura desde que a Grécia alienou parte do seu património no âmbito da operação de resgate financeiro a que esteve sujeita até há dias.

Segundo aquele responsável, citado pela Safety4Sea, o porto do Pireu, que é o maior da Grécia e do Mediterrâneo, mais do que triplicou o seu movimento de carga nos últimos anos, para o que terá contribuído a intervenção da COSCO, que ambiciona aumentar o tráfego de mercadoria em 35% ainda este ano.

Na opinião de Zhang Anming, o porto já é o centro do comércio marítimo europeu, com transporte ferroviário de carga contentorizada até à Europa central em apenas dois dias, menos do que o tempo necessário a um navio mercante proveniente da Ásia para atravessar o Canal de Suez e o Mediterrâneo e cruzar o Estreito de Gibraltar, rumando por Espanha e França até descarregar a mercadoria nos portos de Roterdão ou Hamburgo.

Satisfeito com o panorama, Zhang Anming deixa alguns números: nos terminais II e III, o tráfego de carga aumentou 6,4% em 2017 face a 2016; em 2017, o porto movimentou 3,691 milhões de TEU, contra 3,471 em 2016, e deverá ultrapassar os 5 milhões em 2018, de acordo com indícios mais recentes.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill