O acordo já faz parte da entrada de Itália no projecto One Belt, One Road, formalizada na última semana com a presença de Xi Jinping em Roma
Porto de Colombo

As autoridades portuárias de Trieste e a China Communications Construction Company (CCCC) assinaram um acordo que permitirá o acesso de produtos de pequenas e médias empresas italianas ao mercado chinês e a parcerias no desenvolvimento de infra-estruturas na Europa central, refere o World Maritime News.

O acordo foi assinado em Roma, no dia 23 de Março, no âmbito da participação de Itália na iniciativa chinesa «Uma Faixa, Uma Rota» («One Belt, One Road»), também conhecida por Nova Rota da Seda, formalmente assumida na última semana na capital italiana, com a presença do Presidente chinês Xi Jinping, a que ontem fizemos referência neste jornal.

Segundo o jornal, as autoridades portuárias de Trieste esperam aumentar a sua presença e visibilidade naqueles mercados, designadamente, através de oportunidades relacionadas com a construção e exploração de um terminal na Eslováquia pela CCCC e de parcerias com a CCCC em projectos industriais e logísticos na China, visando facilitar os fluxos comerciais e logísticos.

O próprio presidente da autoridade portuária de Trieste, Zeno D’Agostino, terá admitido na ocasião que face à insuficiente capacidade de investimento das pequenas e médias empresas italianas numa estrutura logística capaz de as fazer penetrar no mercado chinês, o porto prestará apoio nessa matéria.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill