Porto de Sines

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), juntamente com os seus parceiros tecnológicos, está a desenvolver um módulo que permita assumir a pesagem de contentores na sua Janela Única Portuária (JUP) e Janela Única Logística (JUL), possibilitando assim responder às necessidades impostas pela convenção Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS) sobre esta matéria.

Segundo apurámos junto de fonte da administração da APS, o sistema em desenvolvimento baseia-se numa tecnologia já existente, certificada e testada por um player do Terminal XXI para a pesagem de camiões que transportavam todas as cargas e em que se atingiram as 1.800 pesagens por dia. Depois de operacional, o módulo permitirá associar esta tecnologia às exigências da SOLAS “sem grandes custos de desenvolvimento”, referiu a mesma fonte.

Sem assumir compromissos relativamente a datas de entrada em funcionamento do módulo, a nossa fonte admitiu que estará pronto quando for necessário, o que aponta, no limite, para o final de Junho, pois as novas regras da SOLAS sobre pesagem certificada de contentores entram em vigor no mês seguinte. “O sistema estará disponível no porto de Sines e poderá depois ser facilmente disseminado por todos os portos portugueses”, referiu a nossa fonte.

O sistema de pesagem já existente “lê a matrícula do camião e quando este está em cima da balança, retira-lhe a pesagem, sendo que associando a matrícula à tara do camião, retira-se o peso da mercadoria”, referiram-nos. O que está a ser preparado implica que o contentor entre na cadeia logística já pesado, para que o peso conste do manifesto e acompanhe os dados do contentor a partir daí.

“Quando o contentor está preparado para entrar na cadeia logística, se puder, deve ser pesado e a partir daí introduzido na JUP/JUL, sendo que o peso segue sempre com o contentor e fica no manifesto”, refere o administrador da APS. Isto significa que a pesagem também pode ser feita no porto (caso da rodovia). Mas quem determina o local da pesagem “não é a APS”, refere a mesma fonte.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill