Tendo em vista prevenir a fraude e tornar o controlo de contentores mais eficaz, as duas entidades vão partilhar o novo sistema
Porto seco

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e a Autoridade Tributária Aduaneira (AT) vão investir em partes iguais na aquisição de um scanner de contentores, tecnicamente designado por equipamento de controlo não intrusivo de contentores. Para o efeito, as partes já assinaram um protocolo de colaboração.

Segundo apurámos, a aquisição deverá ser feita por concurso público internacional, cujo lançamento está previsto para este ano e o ideal seria ter o equipamento operacional em 2018, mas não está assumidamente previsto que assim venha a ser. De acordo com a APSS, o investimento da AT será feito ao abrigo do programa Hercule III.

Ainda de acordo com a APSS, o novo equipamento será utilizado por ambas as partes, permitindo “verificar o conteúdo dos contentores, previamente selecionados, sem necessidade de os abrir”, com recurso “a tecnologia não invasiva de controlo de carregamentos, através de radiações”, e dessa forma contribuir para prevenir “situações de evasões aduaneiras, fraude fiscal ou tráficos ilícitos”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill