Na última semana, o navio Fedor Litke, de pavilhão cipriota, desembarcou o primeiro carregamento em Espanha de gás natural liquefeito (GNL) proveniente da península de Yamal, situada no Árctico russo, depois de uma de 11 dias entre a Sibéria e a Galiza, referiu a PAO Novatek, um dos parceiros do consórcio Yamal LNG. O GNL foi desembarcado terminal de Mugardos, da Reganosa, no porto galego de Ferrol.
O GNL foi fornecido no âmbito de um acordo de longo prazo entre a Yamal LNG e a empresa espanhola Gas Natural Fenosa, a principal distribuidora de GNL no mercado espanhol e destinatária final do produto. Nos termos do acordo, a Yamal LNG fornecerá anualmente 2,5 milhões de toneladas de GNL, equivalente a mais de 3 biliões de metros cúbicos de gás natural durante 24 anos. Este foi o primeiro de 37 carregamentos anuais de GNL para esta zona da Europa até 2041, segundo o World Maritime News.
O GNL agora desembarcado em Espanha provém da jazida de South-Tambeyskoye, na península de Yamal, onde se situa a maior área mundial de produção de gás natural e de onde cerca de 80% da produção russa e 16% da produção mundial do produto. Recorde-se que a Yamal LNG reúne, além da PAO Novatek, a Total, a China National Petroleum Corporation (CNPC) e o Fundo Rota da Seda (Silk Road Fund).
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística