Concessão até 35 anos, prorrogáveis por mais 15
Porto de Cádiz

A Autoridade Portuária da Baía de Cádiz (APBC) abriu um concurso para a concessão do seu novo terminal de contentores, informa o jornal espanhol Transporte XXI. A concurso vai uma área aproximada de 150 mil metros quadrados, a conceder por um prazo máximo de 35 anos, prorrogáveis por mais 15.

De acordo com o jornal, o vencedor terá que concluir o asfaltamento e realizar investimentos em equipamentos técnicos. O concurso prevê dois modelos de concessão. Um aberto à utilização geral, com possibilidade de integrar dois concessionários, e outro que implica a utilização simultânea por um armador privado e pelo sector público, desde que compatível uma com a outra.

Depois de ter investido 106 milhões de euros na ampliação da superfície do cais em 22 hectares, a APBC pretende competir com os portos de Algeciras e Sines pela conquista de tráfego portuário. Segundo o Transporte XXI, está também em causa a fidelização das escalas da MSC, com larga tradição de utilização da Baía de Cádiz.

Neste contexto, importa recordar que em Dezembro, os sectores da estiva, reboque, pilotagem e amarração associados ao porto de Cádiz estabeleceram um pacto pela competitividade do novo terminal de contentores.

A partir de 2017 e durante alguns anos, o porto prevê bonificações de 40 por cento nas taxas dos navios (T1) e mercadorias (T3) para o tráfego de contentores. Por seu lado, a pilotagem e o reboque reduzirão as suas tarifas em 30 por cento, enquanto a amarração diminuirá em 15 por cento os seus preços e os estivadores oferecerão tarifas iguais ou mais competitivas do que as dos terminais de contentores circundantes.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill