A Autoridade Portuária de Antuérpia assinou recentemente um Memorando de Entendimento (MoU) com a Autoridade Portuária da Gâmbia com o principal objectivo de lhe prestar formação e consultoria, sendo que o porto belga lidera o mercado da prestação de serviços na África Ocidental, onde detém uma presença de 50%. O acordo de colaboração foi assinado no âmbito da visita de Adama Barrow, Presidente de Gâmbia, ao porto, segundo comunicado oficial.
“O porto de Antuérpia, onde a sinergia entre as actividades marítimas, logísticas e industriais cria uma plataforma única, é um exemplo inspirador para o nosso próprio porto de Banjul. Estamos muito impressionados com Antuérpia, e por isso estamos muito satisfeitos com este acordo de colaboração que nos permitirá conhecer a sua experiência. Olhamos para o futuro com grande confiança”, explicou Abdoulie Tambedou, Director Geral da Autoridade Portuária da Gâmbia.
Prevê-se que o centro de treino marítimo do porto de Antuérpia possa providenciar cursos de treino marítimo, sendo que prepara profissionais desde 1977. Pelo que esta colaboração verá o seu espectro alargado gerando formação para os trabalhadores da Gâmbia.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística