O porto de Antuérpia, na Bélgica, de onde partem quase 50% das exportações de aço europeias para os Estados Unidos, será afectado com as novas taxas sobre as importações de alumínio e aço provenientes da Europa (e não só) impostas por Washington, refere o Safety4Sea. A medida deste impacto, todavia, dependerá da reacção da Europa à imposição norte-americana.
Uma reacção que poderá passar por medidas retaliatórias por parte da União Europeia, conforme já foi anunciado por vários responsáveis europeus, incluindo o ministro da Economia da Alemanha. Medidas que poderão estar já a ser coordenadas com o Canadá e o México, igualmente visados pelas medidas proteccionistas de Washington sobre o aço e o alumínio.
Antuérpia é o principal porto de movimentação de aço na Europa e do qual foram exportadas cerca de 1,1 milhões de toneladas deste produto para os Estados Unidos em 2016 e 2017, refere a publicação. E no primeiro trimestre de 2018, as exportações de Antuérpia para os Estados Unidos cresceram 43% face ao período homólogo de 2017, refere a mesma fonte.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística