O principal porto europeu exportador de aço para os Estados Unidos está particularmente exposto às medidas proteccionistas de Washington sobre aço e alumínio provenientes da Europa
Drewry

O porto de Antuérpia, na Bélgica, de onde partem quase 50% das exportações de aço europeias para os Estados Unidos, será afectado com as novas taxas sobre as importações de alumínio e aço provenientes da Europa (e não só) impostas por Washington, refere o Safety4Sea. A medida deste impacto, todavia, dependerá da reacção da Europa à imposição norte-americana.

Uma reacção que poderá passar por medidas retaliatórias por parte da União Europeia, conforme já foi anunciado por vários responsáveis europeus, incluindo o ministro da Economia da Alemanha. Medidas que poderão estar já a ser coordenadas com o Canadá e o México, igualmente visados pelas medidas proteccionistas de Washington sobre o aço e o alumínio.

Antuérpia é o principal porto de movimentação de aço na Europa e do qual foram exportadas cerca de 1,1 milhões de toneladas deste produto para os Estados Unidos em 2016 e 2017, refere a publicação. E no primeiro trimestre de 2018, as exportações de Antuérpia para os Estados Unidos cresceram 43% face ao período homólogo de 2017, refere a mesma fonte.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill