Celebrações discretas em memória de pescadores locais
Porto da Figueira da Foz

O porto da Figueira da Foz celebrou hoje, 30 de Outubro, o seu 49º aniversário, com a visita de uma turma do 8º ano da Escola Secundária Joaquim de Carvalho e outra, do 10º ano da Escola Secundária Bernardino Machado, num total de 50 alunos. Face ao recente acidente que vitimou pescadores locais, este foi o único evento público destinado à celebração da data.

A um ano de atingir o meio século de existência, o porto da Figueira da Foz possui uma área com dois terminais para comércio (um multiuso, com 460 metros, e outro para granéis sólidos, com 420 metros) e várias zonas de armazenagem a coberto e descoberto.

Actualmente, é um «nó competitivo na cadeia de abastecimento de um dos mais importantes clusters industriais portugueses – a celulose e o papel», conforme se lê no site do porto, e movimenta «cerca de 2,2 milhões de toneladas por ano», especialmente carga geral fraccionada, produtos florestais, granéis sólidos e carga contentorizada. Tem ainda uma doca de recreio com capacidade para 273 embarcações, infra-estruturada.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill