O porto da Figueira da Foz celebrou hoje, 30 de Outubro, o seu 49º aniversário, com a visita de uma turma do 8º ano da Escola Secundária Joaquim de Carvalho e outra, do 10º ano da Escola Secundária Bernardino Machado, num total de 50 alunos. Face ao recente acidente que vitimou pescadores locais, este foi o único evento público destinado à celebração da data.
A um ano de atingir o meio século de existência, o porto da Figueira da Foz possui uma área com dois terminais para comércio (um multiuso, com 460 metros, e outro para granéis sólidos, com 420 metros) e várias zonas de armazenagem a coberto e descoberto.
Actualmente, é um «nó competitivo na cadeia de abastecimento de um dos mais importantes clusters industriais portugueses – a celulose e o papel», conforme se lê no site do porto, e movimenta «cerca de 2,2 milhões de toneladas por ano», especialmente carga geral fraccionada, produtos florestais, granéis sólidos e carga contentorizada. Tem ainda uma doca de recreio com capacidade para 273 embarcações, infra-estruturada.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística