Em 2017, o porto de Barcelona terá sido o que mais cresceu na Europa em tráfego de mercadorias, atingindo as 61 milhões de toneladas, que superaram o seu próprio recorde
Porto de Barcelona

Em 2017, o porto de Barcelona registou um crescimento de 26% face a 2016, atingindo um movimento recorde de mercadorias de 61 milhões de toneladas e tornando-o o porto europeu com maior crescimento, segundo dados da respectiva autoridade portuária. De acordo com a mesma fonte, este resultado ficou a dever-se, em boa parte, ao tráfego de carga contentorizada, que atingiu as 2,97 milhões de TEU, mais 32,3% do que no ano anterior.

No âmbito da carga contentorizada, destacou-se o movimento de transhipment (+137%). As exportações contentorizadas atingiram as 705.204 TEU (+2,6%) e as importações contentorizadas 561.103 TEU (+8,3%), referem as autoridades portuárias de Barcelona, acrescentando que no caso destas últimas ocorreu o melhor registo de sempre, superando o anterior recorde, de 2007. Foi ainda referido que 44% da carga contentorizada descarregada no porto de Barcelona provêm da China, que é o seu principal parceiro, quer em exportações, quer em importações.

Segundo a autoridade portuária de Barcelona, o porto catalão registou também o melhor movimento de sempre de granéis líquidos – 14,4 milhões de toneladas, sobretudo hidrocarbonetos, o que representou mais 27% do que em 2016. Houve crescimento específico no tráfego de gás natural (+64%), gasolina (+30%) e produtos químicos (+13%). A evolução foi igualmente positiva nos granéis sólidos: 4,4 milhões de toneladas (+1% do que em 2016), induzidos essencialmente pelo feijão de soja (+30%) e pelos cereais e farinhas (+13%).

Quanto à carga rodada (ro-ro), o porto movimentou 393.601 unidades de transporte inter-modal, ou UTI (+6,2% do que em 2016), incluindo a mercadoria destinada às Canárias e Baleares, bem como a carga das auto-estradas do mar, ou short sea shipping, (serviços regulares para Itália e Norte de África). Relativamente ao tráfego em short sea shipping, o porto movimentou 144.723 UTI (+7%), o que representou um recorde, refere a autoridade portuária de Barcelona. Em 2017 o mesmo porto movimentou 837.273 veículos, menos 8,7% do que em 2016.

O porto catalão também registou o maior movimento de passageiros de sempre (4 milhões, incluindo os utilizadores de ferries – 1,4 milhões -, quer os de cruzeiros – 2,7 milhões), que aumentou 4,5% face a 2016, essencialmente devido aos utilizadores de ferries, que aumentaram 12%, contra 1% de crescimento verificado entre os passageiros de cruzeiros.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill