Não obstante os rumores sobre uma possível tolerância sobre a aplicação, a partir de 1 de Julho próxio da nova regulamentação respeitante à pesagem de contentores da Convenção SOLAS, a WSC, World Shipping Council, já veio afirmar peremptoriamente que tal não irá acontecer.
Os contentores que estiverem em trânsito em alto-mar a 1 de Julho e requeiram transhipment serão os únicos poder beneficiar de tolerância, nenhuns outros.
A partir de 1 de Julho, a regra será mesmo a imposição de apresentação de uma certificado de pesagem para embarque sob pena de não se verificar embarque nenhum, havendo uma coresponsabilidade entre transportadores e portos pelo seu estrito cumprimento.
A partir de 1 de Julho, de acordo com as novas regras da Convenção SOLAS, haverá duas formas de proceder à certificação dos contentores ou pesando-os em equipamentos devidamente certificados no seu todo, devidamente carregados, ou dando pesando do mesmo modo os diversos items que compõem o seu carregamento, incluindo os materiais de empacotamente, somando em seguida, naturalmente, a tara do próprio contentor.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo