A tradicional época alta do terceiro trimestre no transporte marítimo de contentores não corresponderá este ano a um aumento do volume de mercadoria movimentada, segundo conclui um estudo da consultora Drewry, revela o World Maritime News.
Conforme ali se refere, quase 50% dos transportadores inquiridos consideraram esperar um movimento de mercadorias nesse período semelhante ao do período homólogo do ano anterior. Cerca de 35% admitiram mesmo quebras nesse movimento e apenas 18% anteciparam maior volume de mercadorias nesse período.
Segundo o jornal, estas são notícias igualmente más para os cargueiros, que enfrentam a perspectiva de mais um ano pouco lucrativo, e os operadores de terminais portuários, cuja capacidade está longe da utilização plena.
E este ano, segundo o jornal, os transportadores tomaram a decisão inédita de reduzir a sua oferta em rotas importantes antes da época alta, numa tentativa de manter as taxas de fretes.
O terceiro trimestre é a época do ano com maior movimento de mercadorias, durante a qual os retalhistas dos maiores centros de consumo da Europa e Estados Unidos organizam os seus stocks.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo