Revela estudo da Drewry sobre o terceiro trimestre deste ano
Tribunal de Contas

A tradicional época alta do terceiro trimestre no transporte marítimo de contentores não corresponderá este ano a um aumento do volume de mercadoria movimentada, segundo conclui um estudo da consultora Drewry, revela o World Maritime News.

Conforme ali se refere, quase 50% dos transportadores inquiridos consideraram esperar um movimento de mercadorias nesse período semelhante ao do período homólogo do ano anterior. Cerca de 35% admitiram mesmo quebras nesse movimento e apenas 18% anteciparam maior volume de mercadorias nesse período.

Segundo o jornal, estas são notícias igualmente más para os cargueiros, que enfrentam a perspectiva de mais um ano pouco lucrativo, e os operadores de terminais portuários, cuja capacidade está longe da utilização plena.

E este ano, segundo o jornal, os transportadores tomaram a decisão inédita de reduzir a sua oferta em rotas importantes antes da época alta, numa tentativa de manter as taxas de fretes.

O terceiro trimestre é a época do ano com maior movimento de mercadorias, durante a qual os retalhistas dos maiores centros de consumo da Europa e Estados Unidos organizam os seus stocks.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill