Madeira avança com Ordenamento do Espaço Marítimo num momento em que aumentam as pretensões de investimento em novas actividades no meio marinho.

A Região Autónoma da Madeira está a avançar já com o Ordenamento do Espaço Marítimo Regional, tendo sobretudo em vista o crescimento e pretensões de novas nesse espaço, muitas das quais concorrentes, potenciando assim tanto eventuais conflitos entre diferentes setores de atividade como um aumento de pressão sobre respectivos ecossistemas.

Nesse sentido, o Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo – Madeira (PSOEM – Madeira), procura materializar uma nova visão e uma nova prática que se pretende mais simplificada para a utilização e valorização de todo o espaço marítimo, através da identificação e representação espacial e temporal dos usos e atividades existentes e potenciais, tendo sempre em atenção o desenvolvimento sustentável do Oceano, tendo uma abordagem intersectorial a tentar permitir e conciliar, de forma tão perfeita quanto possível, a coordenação das ações das autoridades públicas e da iniciativa privada.

Espera-se que o Plano esteja concluído até ao final do corrente ano, num momento em que se verifica igualmente um significativo aumento das intenções de investimento privado em áreas como a aquicultura, turismo costeiro, prospeção, entre outras, a par do aumento do conhecimento do património natural, das áreas marinhas protegidas e do cuidado a ter com as mesmas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill