Num momento em que as empresas de transporte marítimo ponderam a melhor solução para corresponder às obrigações internacionais sobre combustível marítimo, o consórcio ONE veio assumir a sua preferência, sem excluir outras opções num futuro próximo
Ocean Network Express

O consórcio japonês de transporte marítimo Ocean Network Express (ONE) anunciou que, no seu caso, o combustível de baixo teor de enxofre parecer ser a melhor solução para responder às exigências internacionais sobre combustíveis para navios que vigorarão a partir de 2020, referem vários meios de comunicação social.

Depois de ter analisado outras duas soluções, o gás natural liquefeito (GNL) e os exaustores de gases de escape dos navios (scrubbers), o ONE considerou esta a opção mais realista, até porque os seus navios podem ser facilmente convertidos para essa modalidade, sem necessidade de grandes modificações técnicas.

O ONE já estará em negociações com fornecedores e espera cumprir as novas regras sobre os combustíveis para navios vários meses antes do prazo previsto, segundo referem vários meios de informação.

Sobre o GNL, o consórcio considera que o prazo necessário à construção de navios alimentados com esse combustível e as reticências sobre a disponibilidade de GNL e respectivas instalações um pouco por todo o mundo, o tornam uma solução pouco viável. Mas não excluiu a sua utilização, apesar de não ter ainda concluído um plano para a sua adopção, que será analisado à medida da evolução do GNL neste mercado.

Quanto aos scrubbers, o ONE considera que a construção de navios já equipados com este sistema pode demorar dois a três anos desde a confirmação da encomenda, o que os torna uma opção inviável, mas admite instalá-los no futuro. Além disso, o consórcio admite alugar navios com esse sistema para ampliar o número das suas unidades que cumprem as novas regras internacionais.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill