Dentro de um ano, pode estar a funcionar um novo laboratório para experiências de carácter industrial qu

A Direcção-Geral de Política do Mar já manifestou o seu apoio ao projecto OceanLab, um laboratório para experiências industriais a instalar no concelho de Mafra e que deverá facilitar a realização de testes que actualmente são realizados no estrangeiro, bem como contribuir para o desenvolvimento do conhecimento relativamente à indústria marítima.

O projecto não tem carácter lucrativo, representa uma investimento da ordem das dezenas de milhões de euros e deverá estar operacional dentro de um ano, segundo apurou o nosso jornal junto de fonte próxima da iniciativa.

Entre os parceiros devem constar a Câmara Municipal de Mafra, que disponibiliza o terreno, o Ministério da Defesa Nacional, através da Marinha, o Instituto da Soldadura e Qualidade (ISQ), a Associação das Indústrias Navais (AIN), a TOTAL, a West Sea Shipyards, a WAVEC Offshore Renewables, a Tecnoveritas, a SAER, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI).

O OceanLab não será um local para a realização de ciência pura e deverá contar com um túnel de cavitação, uma instalação subaquática para teste de navios, um laboratório de motores, entre outros equipamentos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill