No Dia da Língua a conversa incide sobre a possível contribuição da CPLP para a segurança no Golfo da Guiné, passando também pelas mais estreitas relações entre Portugal e Cabo Verde, inclusive no domínio da Cooperação Militar e, muito em especial, no âmbito marítimo, assim como possíveis formas de atrair o Brasil a uma mais intensa colaboração no seio da mesma CPLP em termos marítimos no contexto do Atlântico Sul e Médio.
4 comentários em “O possível contributo da CPLP para a segurança no Golfo da Guiné”
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Ainda a Ler
- Em Antevisão do Possível Novo Conceito Estratégico da NATO
- O Brasil deve assumir liderança do Atlântico Sul
- CPLP: Mobilidade e Aproximação Estratégica na Área da Defesa
- Centro de Análise Estratégica da CPLP
- Ucrânia e Novas Preocupações de Segurança em Cabo Verde
- Ucrânia, África e o Atlântico
- O Atlântico Sul num Estratégico Olhar do Sul …
- A CPLP e os desafios marítimos no Canal de Moçambique
Outras Secções
«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill
Bom dia; Efetivamente, a propósito do dia da Língua Portuguesa, anexei o link da vossa notícia num comentário ao post do Dr. Paulo Morais, também como sugestão da utilidade da CPLP na zona, quer para os membros, quer para a comunidade internacional. O Facebook notificou-me da censura para impedir “publicidade enganosa, fraude e falha de segurança” que eu teria usado: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=322903099199881&id=100044405800477
Informei o Dr. Paulo Morais do sucedido, e republiquei.
Cumprimentos
Foi censurado? Como? De que forma? Não sabia…
Caro Manuel Lima Carneiro,
Os nossos agradecimentos pela chamada de atenção mas, como imaginamos que seja também a sua conjectura, se houve inerferência _ censura _ não foi da nossa parte.
Para sermos francos, não percemos o que se possa ter passado ou estja a passar-se.
De qualquer modo, pode sempre comentar aqui e será sempre um gosto lermos o que tem a dizer.
Com os melhores cumprimentos,
Gonçalo Magalhães Collaço
Lamentavelmente foi censurada no Facebook uma referência à vossa notícia http://www.jornaldaeconomiadomar.com/a-falta-de-lideranca-natural-no-combate-a-inseguranca-no-golfo-da-guine/ , a propósito da comemoração da língua portuguesa, precisamente por defender a utilidade da CPLP no assunto.