Por sorteio, o navio escolhido para ser o primeiro a atravessar o novo Canal do Panamá, no dia da inauguração, é o porta-contentores Andronikos, da Cosco.

De acordo com o sorteio realizado na sede da Administração do Canal do Panamá, o primeiro navio a ter o privilégio de atravessar as novas eclusas do respectivo Canal no dia da sua inauguração, a 26 de Junho próximo, será o Andronikos, da chinesa Cosco.

Com bandeira das Ilhas Marshall, 48,25 metros de boca, 299,98 metros de comprimento, 11,3 metros de calado e uma capacidade de 9 400 TEU, o Andronikos navega actualmente nos mares da China e se, por qualquer abstrusa razão, não puder estar presente no dia da inauguração, será substituído pelo Thalatta, um navio com bandeira de Malta, propriedade da empresa Sueco-Norueguesa Wallenius Wilhelmsen Lines, com 199,9 metros de comprimentos, 36,5 metros de boca, 14,7 de calado e capacidade para transporte até 8 000 CEU (unidades equivalentes de automóveis).

Como se sabe, este sorteio respeitante ao navio a quem será concedido o privilégio de ser o primeiro a atravessar o novo canal do Panamá no dia da sua inauguração, a partir do Atlântico em direcção ao Pacífico, nada tem a ver com a travessia comercial que se iniciará no seguinte, a 27 de Junho, para a qual, como noticiado, a primeira reserva está atribuída ao tanque de gás liquefeito, Linden Pride, da NYK Line (Nippon Yusen Kaisha Line).

Como também é conhecido, a nova expansão do Canal do Panamá abre 4 novas possibilidades de travessia diária para os designados Neopanamax, a juntar às restantes 25 existentes para os já tradicionais Panamax.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill