A entrega dos grandes porta-contentores sob encomenda irá alterar as quotas de mercado entre a 2M, a The Alliance e a Ocean Alliance, três das maiores alianças mundiais de transporte marítimo de mercadorias
Hyundai Merchant Marine

A actual carteira de encomendas de super porta-contentores, equivalente a 1,42 milhões de TEU, terá impacto nas quotas de mercado de transporte marítimo de mercadorias na rota entre a Europa do Norte e a Ásia das três grandes alianças – The Alliance, Ocean Alliance e 2M -, refere a analista SeaIntel, citada pelo World Maritime News.

Segundo as mesmas fontes, as encomendas de navios com capacidade para 20 mil TEU da Ocean Aliance (que envolve a China Cosco Shipping, a Evergreen Line, a CMA CGM e a OOCL) deverá fazê-la aproximar da quota de mercado da 2M (que junta a Maersk e a MSC) nas ligações Europa do Norte/Ásia até 2019 e ultrapassá-la em 2020, enquanto a The Alliance (que junta a NYK Line, MOL, “K” Line, Hapag-Lloyd – com YASC – e Yang Ming) deve perder quota.

Enquanto a The Alliance perderá quota de Mercado, de 25% para 21%, a Ocean Alliance aumentará progressivamente até aos 38% de quota da 2M até 2019 e para além disso em 2020. Entretanto, se forem confirmados os rumores de que a Hyundai Merchant Marine (HMM) encomendará pelo menos 20 super porta-contentores, a empresa poderá atingir 6% a 7% de quota de mercado, face a perdas correspondentes das alianças, refere a SeaIntel.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill