Fases de desenvolvimento do projecto podem ser acompanhadas no novo site
Belt and Road

O novo site dedicado à Janela Única Logística (JUL) já está disponível na internet, em www.projeto-jul.pt. Aqui podem ser acompanhadas as fases de desenvolvimento do projecto ao longo dos dois anos de implementação. A JUL é co-financiada pelo Compete 2020, do programa Portugal 2020.

Tutelado pelo Ministério do Mar e desenvolvido pela Direcção-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), que coordena o projecto, juntamente com a Associação de Portos de Portugal (APP), a JUL visa implementar em todos os portos nacionais “uma solução informática integrada que alargará a Janela Única Portuária a toda a cadeia logística, integrando os meios de transportes terrestres e as ligações aos portos secos e plataformas logísticas, numa lógica intermodal”, refere a DGRM.

Desta forma, pretende obter-se maior fluidez da informação e aumentar a eficiência dos portos e respectivas cadeias logísticas, por via da “simplificação e desmaterialização dos procedimentos nos transportes no contexto nacional e transfronteiriço, bem como a redução de custos administrativos e de tempos de trânsito das mercadorias”, esclarece a DGRM.

O projecto da JUL implica um novo Modelo de Referência Nacional e implementar uma solução informática em cada administração portuária, “incluindo a instalação do Hardware e Software de base necessários ao seu funcionamento”, explica a DGRM, recordando que a “disseminação da JUL a nível nacional será precedida da execução de projectos-piloto nos portos da Madeira, Sines e Leixões, bem como a sua integração com a camada nacional que ficará instalada na DGRM e que também faz parte do âmbito dos trabalhos”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill