O novo site dedicado à Janela Única Logística (JUL) já está disponível na internet, em www.projeto-jul.pt. Aqui podem ser acompanhadas as fases de desenvolvimento do projecto ao longo dos dois anos de implementação. A JUL é co-financiada pelo Compete 2020, do programa Portugal 2020.
Tutelado pelo Ministério do Mar e desenvolvido pela Direcção-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), que coordena o projecto, juntamente com a Associação de Portos de Portugal (APP), a JUL visa implementar em todos os portos nacionais “uma solução informática integrada que alargará a Janela Única Portuária a toda a cadeia logística, integrando os meios de transportes terrestres e as ligações aos portos secos e plataformas logísticas, numa lógica intermodal”, refere a DGRM.
Desta forma, pretende obter-se maior fluidez da informação e aumentar a eficiência dos portos e respectivas cadeias logísticas, por via da “simplificação e desmaterialização dos procedimentos nos transportes no contexto nacional e transfronteiriço, bem como a redução de custos administrativos e de tempos de trânsito das mercadorias”, esclarece a DGRM.
O projecto da JUL implica um novo Modelo de Referência Nacional e implementar uma solução informática em cada administração portuária, “incluindo a instalação do Hardware e Software de base necessários ao seu funcionamento”, explica a DGRM, recordando que a “disseminação da JUL a nível nacional será precedida da execução de projectos-piloto nos portos da Madeira, Sines e Leixões, bem como a sua integração com a camada nacional que ficará instalada na DGRM e que também faz parte do âmbito dos trabalhos”.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo