A HHKA, a Hapag-Lloyd e a Becker Marine Systems testaram com êxito um sistema de abastecimento eléctrico a navios em porto a partir de terra
Destatis

A operadora de terminais portuários HHLA (alemã), a Hapag-Lloyd e a empresa tecnológica Becker Marine Systems (alemã) testaram com êxito um sistema alternativo de abastecimento eléctrico a navios enquanto atracados no porto de Hamburgo, na Alemanha.

Segundo se refere em comunicado, as empresas têm vindo a testar o sistema, desenvolvido pela Becker Marine Systems, desde o princípio do ano, em alguns dos navios de capacidade superior a 20 mil TEU da Hapag-Lloyd e que se pode tornar um sistema alternativo e amigo do ambiente para abastecer navios estacionados em porto.

O sistema, denominado Becker LNG PowerPac, consiste num gerador móvel com a dimensão de dois contentores de 40 pés, alimentado a gás, dotado de um depósito de gás natural liquefeito (GNL), com uma potência de 1,5 megawatts.

Conforme explica a empresa tecnológica em comunicado, depois dos navios atracados em porto, uma grua de pórtico eleva o gerador desde o cais até uma posição junto à popa, onde é conectado ao sistema energético do navio para o abastecer da electricidade necessária para as operações que desenvolve enquanto estacionado.

A empresa também refere que este sistema pode contribuir para fazer cessar ou reduzir as emissões de dióxido de enxofre, partículas e óxido de azoto, que são geralmente geradas pelos navios em porto durante o funcionamento dos sistemas auxiliares a diesel.

Segundo o mesmo comunicado, a empresa está em negociações com entidades portuárias europeias e chinesas tendo em vista a instalação do sistema em vários portos e o Governo alemão terá atribuído um financiamento para desenvolver esta nova tecnologia, no âmbito de uma estratégia para a mobilidade e o uso de combustíveis.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill