No dia 4 de Junho, um dia antes do início da Conferência dos Oceanos, promovida pelas Nações Unidas e que decorrerá de 5 a 9 de Junho, em Nova Iorque, a Global Brain Foundation promove o primeiro Festival Mundial dos Oceanos, na mesma cidade, com o objectivo de sensibilizar os responsáveis políticos ali reunidos para a necessidade de agir na defesa os mares, actualmente ameaçados pela poluição, sobrepesca, alterações climáticas, entre outras situações.
Realizado numa cidade com uma costa que se prolonga por 835 quilómetros, o evento poderá inspirar acontecimentos semelhantes noutras cidades, disse Natalia Vega-Berry, fundadora da Global Brain Foundation e produtora executiva do festival. E servirá para sensibilizar também pessoas de todo o mundo para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas, especialmente o Objectivo 14, que consagra o Uso Sustentável e a Conservação dos Oceanos, Mares e Recursos Marinhos em prol de um Desenvolvimento Sustentável.
O festival foi recentemente anunciado por Peter Thompson, presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, e será assinalado por uma grande «marcha dos Oceanos» uma grande parada de veleiros na Baixa Manhattan ao longo de 10 milhas náuticas entre o rio Hudson e o estreito de East River ao largo do cais de Manhattan e Brooklyn. Outra referência do festival será a Ocean Village, instalada no Gentry State Park, em Long Island City, e que funcionará como centro artístico, de inovação e exposições relacionado com os oceanos e o clima.
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra
Um comentário em “Nova Iorque acolhe primeiro Festival Mundial dos Oceanos”