A empresa de embarcações Norled e o estaleiro Westcon assinaram um contrato para a construção de dois novos ferries – um deles de passageiros, a hidrogénio, e o outro, mais pequeno, movido a electricidade. As embarcações terão uma capacidade para 299 passageiros e 80 carros, e espera-se que iniciem operações na primavera de 2021, segundo meios de comunicação internacionais.
A Norled afirma que o hidrogénio como combustível de emissões zero é mais adequado para fornecer maiores quantidades de energia aos sistemas de propulsão. Por isso, este recurso pode ser usado para aumentar a distância navegável ou a velocidade da navegação.
Sigvald Breivik, Director Técnico da Norled, acredita que este projecto contribuirá para o sector marítimo norueguês. “Desde que assinámos o contrato com a Administração de Estradas Públicas da Noruega, em Janeiro, para construir e operar um tipo completamente novo de ferries de emissão zero com base no uso de hidrogénio como combustível, o interesse e a aceitação têm sido grandes tanto aqui como no exterior”.
Note-se que este projecto é um dos maiores que tanto a Westcon quanto a Norled já realizaram. No entanto, em 2015, a Norled lançou o primeiro ferry do mundo de passageiros e carros movido a electricidade, o MF Ampere, considerado um ícone da revolução verde da indústria.
Além disso, em 2022, o compromisso é para que 70 embarcações norueguesas funcionem com bateria, contribuindo significativamente para uma maior sustentabilidade a nível ambiental.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística