As empresas uniram-se para a construção de dois novos ferries – um deles de passageiros, a hidrogénio
Norled

A empresa de embarcações Norled e o estaleiro Westcon assinaram um contrato para a construção de dois novos ferries – um deles de passageiros, a hidrogénio, e o outro, mais pequeno, movido a electricidade. As embarcações terão uma capacidade para 299 passageiros e 80 carros, e espera-se que iniciem operações na primavera de 2021, segundo meios de comunicação internacionais.

A Norled afirma que o hidrogénio como combustível de emissões zero é mais adequado para fornecer maiores quantidades de energia aos sistemas de propulsão. Por isso, este recurso pode ser usado para aumentar a distância navegável ou a velocidade da navegação.

Sigvald Breivik, Director Técnico da Norled, acredita que este projecto contribuirá para o sector marítimo norueguês. “Desde que assinámos o contrato com a Administração de Estradas Públicas da Noruega, em Janeiro, para construir e operar um tipo completamente novo de ferries de emissão zero com base no uso de hidrogénio como combustível, o interesse e a aceitação têm sido grandes tanto aqui como no exterior”.

Note-se que este projecto é um dos maiores que tanto a Westcon quanto a Norled já realizaram. No entanto, em 2015, a Norled lançou o primeiro ferry do mundo de passageiros e carros movido a electricidade, o MF Ampere, considerado um ícone da revolução verde da indústria.

Além disso, em 2022, o compromisso é para que 70 embarcações norueguesas funcionem com bateria, contribuindo significativamente para uma maior sustentabilidade a nível ambiental.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill