A Liquid Robotics e o Gabinete dos Santuários Marinhos Nacionais das Ilhas da Região do Pacífico da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), dos Estados Unidos, anunciaram recentemente uma parceria para vários anos destinada a desenvolver soluções para a defesa do ambiente marinho do Havai e da Samoa Americana, refere o Green4Sea.
Esta colaboração envolve a utilização do Wave Glider da Liquid Robotics, um veículo autónomo de vigilância oceânica de superfície, na monitorização e vigilância dos ecossistemas mais antigos, diversificados e ameaçados do oceano Pacífico, refere a publicação.
A utilização desta tecnologia numa perspectiva de longo prazo ajudará a obter informação científica que não é economicamente viável obter por processos de pesquisa tradicionais. Entre as ameaças que o sistema poderá ajudar a monitorizar, refere a publicação, estão a pesca ilegal, não relatada e não regulada, a qualidade da água e os resíduos marinhos, os danos nos recifes de corais e as alterações climáticas.
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra