Cidadão nigeriano reclamou propriedade de navio naufragado na Libéria
Tamaya 1

Robert M. Saigba, cidadão nigeriano, parece ter reclamado a propriedade do Tamaya 1, o navio que recentemente deu à costa na Libéria, de acordo com o World Maritime News, citando um depoimento do ministro da Defesa liberiano à Agence Africaine de Presse (APA).

Segundo se revela, o navio terá sido comprado em 2015 e operado desde então ao serviço da H. Matic’s Resources Limited, sediada em Bayelsa State, na Nigéria. O cidadão nigeriano afirma ser um dos dois accionistas da empresa contratada para fazer o abastecimento de produtos petrolíferos e de serviços de logística marítima, entre outros.

Na origem do naufrágio terá estado o abandono do navio pelos tripulantes numa embarcação salva-vidas, depois de terem sido impotentes para conter a água que entrava na casa das máquinas. Uma inspecção posterior aos destroços confirmou a ausência de uma embarcação salva-vidas, o que confirma a tese da fuga.

A mesma inspecção verificou que o navio sofreu um incêndio que deixou a ponte e o centro de controlo destruídos, com perda de documentação relevante.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill