É uma avaliação de um responsável iraniano pelos transportes marítimos, que acusa os Estados Unidos de instarem vários países e empresas a prejudicar a economia do Irão
Lagostim

Vários portos em todo o mundo estarão a impedir o acesso de navios com bandeira iraniana, terá referido Massoud Polmeh, chairman da Iran’s Shipping Society, citado pela Safety4Sea. O mesmo responsável atribui o fenómeno às sanções impostas pelos Estados Unidos ao Irão, refere a mesma publicação.

Segundo se refere, numa conferência de imprensa, Massoud Polmeh terá afirmado que devido às ameaças feitas pelos Estados Unidos, algumas companhias de seguros estrangeiras só seguram os navios até à sua entrada em águas iranianas, o que provoca um aumento de 33% nas tarifas dos navios iranianos quando entram nos portos.

Massoud Polmeh terá igualmente referido que desde que os Estados Unidos se retiraram do acordo internacional sobre o programa nuclear do Irão, o Plano de Acção Conjunto Global (Joint Comprehensive Plan of Action, assinado em 2015), em 2018, quase 20 empresas de transporte marítimo internacionais encerraram instalações nos portos iranianos. E que as sanções de Washington terão provocado a perda de empregos de 40% dos iranianos em portos e serviços marítimos no Irão.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill