Vários portos em todo o mundo estarão a impedir o acesso de navios com bandeira iraniana, terá referido Massoud Polmeh, chairman da Iran’s Shipping Society, citado pela Safety4Sea. O mesmo responsável atribui o fenómeno às sanções impostas pelos Estados Unidos ao Irão, refere a mesma publicação.
Segundo se refere, numa conferência de imprensa, Massoud Polmeh terá afirmado que devido às ameaças feitas pelos Estados Unidos, algumas companhias de seguros estrangeiras só seguram os navios até à sua entrada em águas iranianas, o que provoca um aumento de 33% nas tarifas dos navios iranianos quando entram nos portos.
Massoud Polmeh terá igualmente referido que desde que os Estados Unidos se retiraram do acordo internacional sobre o programa nuclear do Irão, o Plano de Acção Conjunto Global (Joint Comprehensive Plan of Action, assinado em 2015), em 2018, quase 20 empresas de transporte marítimo internacionais encerraram instalações nos portos iranianos. E que as sanções de Washington terão provocado a perda de empregos de 40% dos iranianos em portos e serviços marítimos no Irão.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo