A MSC Cruzeiros e a STX France assinaram na última semana uma encomenda para a construção de um quinto navio da classe Meraviglia, no valor de 900 milhões de euros. O navio, que será um Meraviglia Plus, será o quinto da MSC Cruzeiros movido a gás natural liquefeito (GNL), tem data de entrega prevista para 2023 e vai juntar-se a outros quatro da classe World da empresa também movidos a GNL. Na ocasião foram também formalizadas as encomendas para dois destes quatro navios da classe World.
A propósito do novo navio, Pierfrancesco Vago, Chairman Executivo da MSC Cruzeiros, afirmou que o quinto navio da classe Meraviglia “trará uma nova geração de tecnologia ambiental inovadora ao mercado, beneficiando de uma nova geração de motores movidos a GNL”, que irá contribuir para “reduzir ainda mais a presença ambiental” da empresa e prosseguir o seu “caminho de constante aperfeiçoamento”.
O anúncio e a formalização dos contratos ocorreram nos estaleiros de Saint-Nazaire, em França, durante uma cerimónia na qual se celebraram “três importantes etapas na construção dos navios”, conforme informou a MSC Cruzeiros: “a Cerimónia do Corte do Aço do 4º navio da classe Meraviglia, onde a MSC Cruzeiros anunciou que o navio se chamará MSC Virtuosa; a Cerimónia da Moeda do MSC Grandiosa; e o Float-Out do MSC Bellissima”.
A cerimónia teve ainda o carácter singular de coincidir com a primeira vez na história da MSC Cruzeiros em que três dos seus navios se encontraram simultaneamente em construção.
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019