O porto de Roterdão, na Holanda, registou um aumento de 4,9% na movimentação de carga em 2015 face ao ano anterior, atingindo as 466,6 milhões de toneladas. Este resultado foi especialmente induzido pela descida do preço do crude e dos produtos petrolíferos.

Conforme referiu o CEO da Autoridade Portuária de Roterdão, Allard Castelein, com a queda do preço do crude, as margens das refinarias aumentam e mais petróleo é embarcado. Isto é válido, quer para as refinarias europeias, quer para as russas, sendo que no caso da Rússia, grande parte do petróleo é transportado para o Médio Oriente via Roterdão. O efeito foi um aumento de 8% no movimento de crude e de 18% em produtos petrolíferos naquele porto holandês.

De acordo com dados recentemente divulgados, o movimento de granéis líquidos aumentou 10,9% face a 2014. Já em granéis sólidos, o movimento de minério e sucata caiu 0,6%, mas o de carvão cresceu 1%. Os granéis agrícolas registaram uma quebra de 3,8%, devido ao bom ano agrícola, que fez descer as importações desses produtos, e outros granéis sólidos registaram uma redução de movimento da ordem dos 3,9%.

O porto de Roterdão registou ainda uma queda de 0,5% TEU no movimento carga contentorizada. O tráfego ro-ro aumentou 10%, para o que muito contribuiu a economia britânica e as dificuldades do transporte via Calais criadas pelas greves e pelo afluxo de



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill