Se a AdC não se opuser, até ao final do ano concretiza-se o maior investimento turco de sempre em Portugal

A Mota-Engil firmou acordo para a venda dos seus negócios de logística e portos, incluindo as concessões portuárias em Portugal, Espanha e Perú e a empresa Transitex, ao Grupo Yildrim, da Turquia, por 275 milhões de euros, de acordo com uma comunicação do grupo português feita à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Informações divulgadas hoje na imprensa indicam que o Novo Banco também terá decidido vender a sua participação na Tertir (participada maioritariamente pela Mota-Engil) ao mesmo grupo turco. A transacção depende, contudo, «da decisão de não oposição da Autoridade da Concorrência, esperando-se a sua concretização até ao final do ano», refere-se na mesma comunicação.

De acordo com um comunicado conjunto da Mota-Engil e do Grupo Yildrim, a operação permitirá o reforço de capital do grupo nacional, «em linha com a estratégia financeira delineada», e «dará continuidade ao investimento que vinha sendo realizado no sector portuário» nacional. Diz-se igualmente que a Yildrim pretende investir nos terminais portuários da Tertir, «sobretudo através do aumento da movimentação de contentores e do fluxo de negócios nesses terminais».

Ainda no mesmo comunicado, diz-se que este é o maior investimento feito por uma empresa turca em Portugal, após o que o Grupo Yildrim «ficará com uma capacidade total anual de movimentação de contentores de 10 milhões de TEUs, uma capacidade anual de movimentação de granéis sólidos de 22 milhões de toneladas, mantendo a sua capacidade de carga líquida e operações ro-ro».



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill