Encontro reuniu agentes da indústria, responsáveis políticos e dirigentes de instituições da UE e de países terceiros relacionados com o transporte marítimo
IUMI

Numa declaração sobre transporte marítimo adoptada pelos ministros do sector marítimo dos Estados membros da União Europeia (UE) na Conferência sobre o Sector Marítimo que decorreu dia 28 de Março, em Malta, os subscritores assumiram que a competitividade, a descarbonização e a digitalização são prioritárias para garantir uma conectividade global, um mercado interno eficiente e um cluster marítimo de classe mundial, no âmbito da Política de Transporte Marítimo da UE até 2020.

A declaração, que ficará conhecida como «Valletta Declaration», surgiu na sequência de uma conferência em que participaram, além dos ministros europeus da área do mar, agentes da indústria marítima, responsáveis das entidades relacionadas com o sector provenientes da UE e de países terceiros, membros do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia também relacionados com o sector marítimo.

A propósito da declaração, Niels Smedegaard, presidente da ECSA (European Community Shipowners Association), a associação de armadores da UE, considerou que se tratava de “uma importante fundação para preparar a estratégia do transporte marítimo para a próxima década”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill